top of page

Saiba ter vários fluxos de receita financeira sendo ator.




Não sou e muitos atores não são o Dwayne “The Rock” Johnson, o ator que lidera a lista da Forbes dos 10 atores mais bem pagos do mundo, mas é possível gerenciar sua carreira ator multiplicando sua receita e viver totalmente da sua arte, e isso sem ser o The Rock.


Lembro até hoje quando comecei a atuar, tudo o que eu queria era viver exclusivamente do teatro, cinema e depois televisão, esse ultimo eu achava mais difícil na época, mas achava possível também. O tempo passou e fui conhecendo gente, aprendendo com o dia-a-dia, observando, lendo, estudando até que entendi que eu como ator precisava ter vários fluxos de receita para continuar vivendo da minha arte.


Em tempo de COVID, muito do comportamento humano mudou principalmente no que tange a conexão com novas realidades, mas acho que para nós atores sempre foi assim, nossa vida é muito incerta, cheia de altos e baixos em escalas absurdas, por mais que buscamos por trabalhos e de preferência remunerados, nunca sabemos se de fato vamos conseguir trabalhar naquilo que buscamos.


Por isso é importante ter o máximo controle sobre sua carreira.

É preciso afastar várias incertezas que minam nossas forças criativas ( em alguns casos dinamizam), mas vamos ser sinceros, trabalhar e ser bem pago por isso é algo muito bom, não é mesmo?


Enquanto eu era estudante de teatro lá pelo idos do final dos anos 90, eu fazia o que todo estudante de teatro estava fazendo, estudava o dia todo e trabalhava a noite como garçom ou de promoter em feiras de supermercado aos finais de semana, e até vestido de caçador estilo Indiana Jones trabalhando como degustador de bebidas nos bares a noite, eu já fui, e era muito divertido, mas...


Quando você se forma, é preciso aprender abandonar alguns trabalhos e formar sua receita com arte, e é sobre isso que quero que você ator, atriz ou aspirante entenda, é preciso ter coragem e colocar um limite no passado para o caminho que irá trilhar como artista no presente. Antes que você saia correndo daqui e me achando um louco ( até que sou um pouco) , vamos aos fatos.



Faça seu fluxo de receita trabalhando com arte.

E acreditem meus amigos e amigas, existem inúmeras maneiras. Vou contar como eu fiz um fluxo de receita sem abandonar a arte, e quero lhe encorajar você a trilhar seu caminho baseado no que irá ler a seguir.


Para fazer um fluxo de receita sem abandonar sua arte, antes de tudo é preciso saber uma coisa, e essa coisa está na minha história.


Senta que lá vem história – o caminho e dicas do Djalma.


Importante você saber que enquanto estiver na escola de teatro, faça cursos paralelos, e existem vários gratuitos, faça canto, aprenda a tocar algum instrumento, faça curso de dublagem, dança, clown, aprenda a escrever roteiro, textos dramatúrgicos, circo, outro idioma, oratória etc e tal, existem muitos cursos na área artística e volto a frisar, tem muita coisa gratuita, é só ter vontade de procurar.


Bem, agora que já lhe dei essa dica importante enquanto você estuda teatro, ou mesmo se já se formou e ainda faz trabalhos paralelos que não sejam artísticos, mude seu rumo e recomece agora mesmo de algum ponto desses que citei.


Muito cuidado, essa história pode lhe servir como inspiração.

Agora vamos a minha experiência, eu tinha acabado de me formar, então era hora de eu tomar algumas decisões e meu próximo passo era deixar meus serviços de garçom e promoter de supermercado para trabalhar exclusivamente com arte, visando evidentemente meu trabalho mais grosso como ator nos grandes palcos e cinema.


Meu primeiro contato foi com um cara sensacional chamado Iremar, ele coordenava um núcleo dentro do SATED – Sindicato dos Artistas de São Paulo, foi ele que me orientou para o que estava por vir, e lá vou eu fazer meu material de foto e vídeo, lembrando que eu fazia outros cursos enquanto eu estudava teatro, fazia dança no Instituto Tom Jobin, Circo no SESC Belenzinho, aula de clown com amigos do teatro, canto e voz em oficinas promovidas pelos aparelhos culturais e muito outros cursos, mas nossa Djalma, como você fazia isso se estudava durante o dia na escola de teatro? Vale lembrar que as aulas eram depois do almoço, ou seja, mesmo chegando tarde da noite dos meus trabalhos, dormia pouco, pulava cedo e ia estudar de manhã.


Voltando a ideia. Eu com material pronto fui para as agências, as picaretas engana trouxa que tem um sonho e as agências mais sérias, enfim, essa é outra história que um dia eu escrevo aqui, mas nenhum teste ou trabalho cai do céu, por isso é preciso se unir com aqueles que fazem arte assim como você, porque em um momento ou outro a coisa vai pintar e você vai trabalhar.


Para ser interessante, você precisa ser interessado!


Ninguém gosta de gente chupim, aquela pessoa que só pede e suga e nunca oferece nada, nem sequer boas ideias, então, já vai a dica - ofereça seu melhor para somar - e foi isso que aconteceu, acabei sendo convidado para fazer espetáculo de rua, ganhava pouco, mas eu estava começando a viver disso, afinal, meu custo de vida era baixíssimo ( outra coisa importante para você aprender se quiser alavancar sua carreira), e ao fazer o espetáculo de rua eu conheci pessoas, apresentei minhas habilidades dos cursos extra curriculares e adivinha, comecei a apresentar em teatro escola, depois institucional, começaram a chegar os testes para comercias de televisão – fui reprovado dezenas de vezes – então fui fazer cursos para aprender o que ninguém te ensina no teatro, que era como se sair bem num teste de VT, me dei bem, pegava figuração ( risos), uma maneira de conhecer a dinâmica de SET e conhecer bastante gente, e te digo uma coisa, mostre quem você é e as portas vão se abrindo, peguei testes como ator em comerciais institucionais pequenos, já era uma grana a mais, enfim, não dá pra contar tudo que fiz aqui, mas eu consegui um espetáculo no teatro, aquele de palco italiano como a gente sonha em fazer ( nem todo ator sonha com isso ) mas eu sonhava, plateia em silêncio só pra te assistir, e olha só, eu ensaiava e atuava a noite nos finais de semana e durante o dia eu fazia testes e atuava como ator em teatro infantil nas escolas e ai começava meu fluxo de receita exclusivamente fazendo o que eu amava, que era atuar.


Mas não adianta muito coisa se você não souber o que fazer com o que ganha, e artista tem disso, pega a grana e torra legal e volta a estaca zero, e repete, e repete, e vive duro reclamando que sua arte não é valorizada, mas você já se perguntou se você gerencia bem sua carreira e o dinheiro que entra, mesmo sendo pouco, até porque se você não sabe gerenciar seu dinheiro que é pouco, sinceramente por experiência própria eu lhe digo que quando tiver muito dinheiro você continuará com o mesmo padrão de gerenciamento de merda, ou seja, gastando sempre mais e mais. Não sei se você faz ou já ouviu falar em reserva de emergência, pois é se não sabe o que é, acho bom aprender, pois ainda mais para nós atores e atrizes, fazer uma reserva para tempos mais sombrios é de vital importância, mas em vez de eu te dizer como fazer isso, dê uma olhada nesse vídeo da Natalia Arcuri - Como fazer a reserva de emergência e onde investir - ela é expert no assunto, vale super a pena você começar a trilhar um caminho mais inteligente com o dinheiro que você ganha como artista.


É preciso saber dividir o que você ganha, o que você faz e como faz para gerar seu fluxo de receita, mas não é simplesmente seguir o que te falei até aqui, é preciso estar dentro daquilo que se propôs a fazer, ou seja, é preciso ter paixão, vocação, profissão e missão, e vou explicar como funciona esses pilares, pois eles tem como propósito, encontrar algo em que você é bom.


  • Sua paixão encontra a profissão – algo que você ama.

  • Sua paixão encontra sua missão – algo que o mundo precisa.

  • Sua missão encontra a vocação – finalmente, algo pelo qual você pode ser pago.

  • Sua vocação encontra oportunidade profissional.


Nessa altura do roteiro da minha vida já tenho vários fluxos de receita e em áreas que me traz alegria, satisfação e compensação financeira. Hoje eu continuo atuando e dividindo meu tempo entre atuação, direção, escrita, aulas, mentoria, palestra, arte educação e produção.


Muitos podem até dizer que tive sorte, mas para sua decepção, não foi sorte não, sempre foi estratégia e digo mais, esse tipo de oportunidade não é exclusiva de alguns, ela está disponível para todos os atores, inclusive, acho importantíssimo você ter referências de nomes da arte que conseguem gerenciar suas carreiras, sejam sozinhas ou com ajuda, mas que gerenciam de alguma maneira inteligente, pois isso lhe dará confiança e estímulo para montar seu plano de carreira.


Se existir um segredo para isso, digo seria encontrar vários fluxos de receita que lhe dão alegria tanto quanto atuação.

Essa capacidade de criar segurança financeira também cria confiança e capacidade de concentrar no tipo de trabalho que deseja fazer. Dias atrás reencontrei um velho e bom amigo de longa data e em nossa conversa por telefone ele que também é um artista múltiplo, me disse algo sensacional.


Eu ganho dinheiro para fazer arte e não fazer arte para ganhar dinheiro.


Isso não significa que ele não ganhe dinheiro com a arte dele, mas ele trabalha em outras frentes que também são artísticas, mas sua arte principal é produzir e dirigir suas peças de teatro, e como ele me disse, não é não ganhar com as peças, mas se ele tem uma grana de outros trabalhos, ele investe na produção desse espetáculo e depois de produzido, ele sai para vender e fica muito mais fácil, porque você pode vender sem aceitar qualquer coisa em troca, ou humilhações a respeito do seu sonho, você tem a segurança de algo sólido que você pode oferecer sem medo se vai conseguir dinheiro ou não para produzir, afinal, ele já está pago. ( falarei sobre retorno de receita em investimentos como esse, num outro post).


Saibam vocês que enquanto eu escrevo minhas postagens, estou reaprendendo muitas coisas que deixei para trás com o tempo, e é muito bom compartilhar com vocês minhas experiências, meus saberes e minha ânsia em compartilhar com a comunidade artística aquilo que aprendo e aplico.


Adoraria ler sobre suas experiências, opiniões e dúvidas, para que juntos possamos crescer e ajudar outras pessoas a crescerem, então, comente abaixo, vou adorar saber sua opinião.


Aproveita e se inscreva para não perder nenhuma postagem.


A gente se vê na próxima postagem.


Há Braços da Arte!




#therock#reservadeemergencia#nataliaarcuri#gerenteator#laboratoriodoator#bastidoresdaarte#fluxodereceita#profissão#missão#vocação#atores#atrizes#atoresdesucesso#mulhereatriz#dwaynejohnson







 
 
 

Comentários


bottom of page