Método de atuação - entenda quais são as ferramentas de uma poderosa perfomance.
- O LABORATÓRIO DO ATOR

- 22 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de jan. de 2022

Christian Bale
Em sua forma mais simples, o Método é definido como uma técnica que permite aos atores se comportarem de forma realista sob circunstâncias imaginárias. Alguns elementos-chave da atuação do Método incluem:
Remover a tensão: os atores precisam ser uma folha em branco antes que possam incorporar a vida de outra pessoa, para fazer isso, os atores devem entender onde armazenam a tensão em seus corpos e liberá-la antes de criar um personagem.
Foco e liberação: uma vez que liberam a tensão, os atores são encorajados a absorver o mundo de maneira diferente - aprimorando sons específicos, por exemplo, ou filtrando outros. Uma hiper-atenção aos sentidos é necessária para que os atores reproduzam estímulos verossímeis em seu trabalho. Os mesmos tipos de exercícios são feitos com a visão, o tato e até mesmo o paladar.
Usando a memória dos sentidos : uma vez que os sentidos estão sintonizados, os atores movem-se para a memória dos sentidos – vale lembrar que o Método Straberg utiliza o que Stanislavsky utilizava no começo de seus estudos, ou seja, a memória pessoal, depois o próprio Stanislavsky abortou essa idéia e passou a trabalhar com memória análoga a personagem, mas Strasberg continuou com a antiga abordagem.
Identificação e replicação: A capacidade de identificar sensações e replicá-las leva a uma resposta autêntica que dá ao ator autonomia artística. Em vez de ser uma marionete, acreditava Strasberg, o ator do Método influencia a própria natureza da obra tanto quanto o escritor ou o diretor.
A ênfase em identificar e replicar estímulos detalhados é uma parte da atuação do Método. Na busca de estímulos detalhados, alguns atores do Método optam por mergulhar no ambiente de seus personagens, como Robert DeNiro trabalhando como taxista em preparação para seu papel icônico em “Taxi Driver” ou Hilary Swank vivendo como menino no filme Meninos Não Choram (Boys Don't Cry).

Vale lembrar que a palavra Método ganhou fama partindo das idéias de Lee Strasberg, mas que na verdade foi extraída dos estudos do russo Constantin Stanislavsky, do qual era conhecido como Sistema Stanislavsky, que na verdade é um conjunto de técnicas bem precisas para a construção e vivência de uma personagem.
Entenda-se que quando eu cito Método de Atuação ou simplesmente o Método, estou me referindo ao Sistema Stanislavsky e não ao Método Strasberg.
Embora seja um braço do Sistema, tanto Strasberg, quanto Stella Adler e Sanford Meisner, todos eles beberam da fonte principal e escolheram o que mais fazia sentido para eles, criando suas técnicas com base no Sistema.
Quer estudar o Método? Me pergunte como.







Comentários